quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ainda há virtude...


Ontem idealizei virtudes que gostaria de adquirir com essa gravidez difícil e solitária. Há muitas mulheres por aí sendo amadas pelos pais de seus filhos, sendo mimadas, cuidadas, recebendo carinho, ajuda, afirmação, certeza de que em qualquer circunstância alguém que ama a criança tanto quanto ela estará disponível para fazer sacrifícios junto. Essa gravidez está sendo a milésima prova que a vida me traz para mostrar que estou essencialmente só, abençoada por ter tantos amigos, mas sou sim capaz de enfrentar todos esses medos e dificuldades sem nada além da minha própria força e amor pela minha filha.


RESPEITO:

Gostaria de desvolver mais respeito pelo sexo masculino como um todo. Gostaria de ter respeito pela condição de pai. Acho uma função pequena, exige pouco tempo, pouco esforço, pouca dor, pouca alteração física, pouca responsabilidade, pouca preocupação. Creio ser possível exercer a função de bom pai com muito menos esforço que a de boa mãe. Creio que o resultado na vida adulta de crianças que não tiveram bom pai muito menos prejudicial do que o resultado em quem não teve boa mãe. A gravidez por exemplo, exige O QUÊ? Se o pai tiver uma relação com a mãe, o máximo que ele aguenta são as alterações no humor dela, algumas vontades talvez.
Hoje não sou capaz de debate, não tenho argumentos para mim mesma. Tive algumas experiências hoje que me impedem de fazer esse assunto e minha opinião se transformarem em algo positivo. Sei que existem pais ótimos, que fazem coisas maravilhosas e sacrifícios absurdos pelos seus filhos...mas nesse caso não diríamos que estão sendo mães? É possível afirmar que uma boa mãe realmente é capaz de reverter muitos (nem todos) efeitos negativos do pai negligente ou qualquer outro adjetivo negativo? Outro dia, talvez mais otimista, volto a falar sobre esse assunto.


Filha, sua mãe ainda almeja coragem, auto-controle, tranquilidade...fora as virtudes que comentei no último post...e mais algumas que nem tenho iniciativa para enumerar agora. Hoje...um dia mais perto de ver você, um dia mais perto de ter você comigo. O que quero te prometer filha, é que independente do que venha acontecer, você será muito amada. Você terá um amor de mãe imensurável e pessoas maravilhosas por perto que te amarão também. Prometo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário