quinta-feira, 15 de outubro de 2009

choradeira!!!!

Resolvi, depois de uma crise de choro provocada por um filme de comédia, pesquisar "hormônios". Serão eles os culpados por esse excesso de "sentir"?
Esse link:
http://www.mulherdeclasse.com.br/Hormonios.htm
tem algumas informação bem técnicas sobre o tal bandido. A verdade é que hoje não quero falar, quero ouvir! Quero ouvir alguém falando sobre esse tumulto que sinto sem me chamar de "louca, desequilibrada..."
Esse: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI839-10520-3,00-MAES+SOLTEIRAS+QUEM+ASSUME+A+FIGURA+PATERNA.html - tem alguns depoimentos bem interessantes, fala sobre a necessidade da figura paterna no desenvolvimento da criança. Com certeza não sou única, primeira e nem última...mas é difícil ver alguma mãe que não sinta MUITO essa falta, às vezes mais do que o próprio filho.

Me parece que meus sintomas são mais característicos de gravidez em solteira do que em mulher casada, ou com namorado. Finalmente achei alguma coisa que parece falar sobre minha situação:

"O filho como produto de uma relação não estável
A chegada de um filho como fruto de uma relação não estável pode ocasionar uma verdadeira emoção na mãe e desencadear os mais variados sentimentos face a uma gravidez que não foi planeada nem desejada. Recusa, temor, vergonha, dúvida, medo e ambivalência são somente algumas das emoções que podem experimentar-se face à notícia. O fato de se tratar de uma situação inesperada costuma originar dúvidas sobre o que fazer, e não são poucas as vezes em que à incerteza se juntam as pressões do companheiro que não quer envolver-se na decisão. A mulher sente vergonha e receio face às explicações que julga dever dar à sua família e amigos, e embora atualmente a sociedade já não discrimine uma Mamãe que está sozinha, o "que dirão" é outro dos receios mais frequentes. Muitas vezes, a ambivalência costuma manifestar-se no fato de que o desejo intenso de ser mãe já estava presente antes de ficar grávida, mas concretiza-se numa situação e num momento que parecem pouco convenientes.

Quando surge a angústia
Quando a mulher enfrenta a maternidade sem um homem ao seu lado e esta situação não foi escolhida, o início da gravidez parece estar definitivamente marcado pela angústia. A tal ponto que durante os primeiros meses é provável que a dor face à situação de abandono, traição ou luto, impeça a futura Mamãe de assumir plenamente o seu estado. Toda a perda – e neste caso não somente do marido mas também de uma família juntos – constitui um luto. Luto que será necessário atravessar para poder enfrentar a maternidade e dedicar-se tanto à gravidez como ao bebê.

Não está sozinha
À medida que a data de parto se aproxima, é provável que a angústia se acentue. Pensemos que habitualmente a gestação coloca a mulher numa situação de dependência respeitante aos outros, de maneira que é natural que face à ausência do marido se sinta sem forças. A verdade é que há momentos em que lhe custa imaginar-se sozinha: o curso de preparação para o parto, o início do trabalho de parto, a sala de partos... Quem me dará alento para continuar a puxar?... Quem me dará o apoio que necessito se me assusto no parto? São somente algumas das interrogações comuns a todas as mulheres, e que numa Mamãe sem marido despertam uma ansiedade ainda maior. Daí a importância que adquire a presença e o apoio da família e dos amigos."


(http://www.meubebezinho.com.br/gravidez040211a.shtml)
-

Bom, o que às vezes me irrita é o fato de que não engravidei de um cara que achei na esquina. Engravidei de uma pessoa que estava NAMORANDO. Mas na vida, tudo tem dois lados, e ele tem os motivos dele por não estar ao meu. Ele justifica a ausência dizendo que sempre estive ciente das complicações na vida dele que o impediriam de fazer qualquer coisa por mim. O fato de conhecer a vida dele ANTES me tira qualquer possibilidade de cobrar atenção. Quanto ao dinheiro, ou possibilidade de relacionamento, realmente não penso nisso. Gostaria apenas de tê-lo como amigo, para sermos cúmplices nessa empreitada. Talvez no futuro a situação mude um pouco, mas enquanto isso faço meus planos como se ele não existisse. Vou ter que contar a verdade pra você daqui uns anos. Talvez eu delete esse parágrafo antes de você crescer o suficiente para ler. Talvez eu delete esse parágrafo quando ele ler e brigar comigo por falar dele na internet, pois estarei, como ele diz: "fazendo da nossa vida um reality show com sua mania caipira de expor tudo..."

A verdade é que não devo nada à ninguém, até porque não estou recebendo ajuda/apoio emocional da pessoa. Minha escolha de falar sobre você e sobre o que acontece comigo tem a função de ME AJUDAR a expressar o que sinto e o que penso durante esse difícil período de espera. Me faz um bem danado e grávida fica um tanto egoísta mesmo!

Quero te dar todo amor do mundo e mais. Não quero nunca que você sinta falta de amor, ou de pessoas que te amem incondicionalmente. Creio que você será tão amável que será um tanto impossível...graças à Deus tenho família e amigos MARAVILHOSOS que estão aguardando sua chegada e como eu, vão te achar o máximo! Isso é o que importa, apoio e amor de família e amigos. Tenho muita sorte!

2 comentários:

  1. Estou muito orgulhosa de voce! Seus comentarios ajudam a ver o que importa e a quem! Este, sem a menor duvida, sera o mais profundo vale da sua vida e sua coragem e ousadia sao invejaveis. Nao ha nada no mundo que substitua o ¨talento¨mas se serve de consolo, este momento eh seu...sua vida estara em jogo na hora de dar vida a outra vida...surge um medo incontrolavel (e isso fica claro nos pesadelos, onde sem o constrangimento da censura nos deixamos fluir todos os temores do momento exato de nossa "morte" enquanto filha e nascimento enquanto mae...) simbolicamente claro! Crescemos mais fortes e mais sabias apos o parto e logo essas serao lembrancas desprovidas de angustia e dor! Voce nao esta sozinha, nunca estara, o mundo da muitas voltas e voce vai comprovar isso em diferentes ocasioes...Nao tenha medo! O amor encobre uma multidao de faltas! Love Lee

    ResponderExcluir
  2. so uma coisa!!!! o filho e da mae, homens, se sentem fracos nessas situaçoes... assim que ela nascer dedique-se e nao see desespere... Estou sozinha com o Dom recebo apoio do pai mas nao estamos juntos ele tem apenas um mes.... nos ja nascemos com o Dom de ser mae acredite, eles na verdade ate atrapalham nesse processo, e o filho quer vc! mas ninguem... sei que ficamos sensiveis querendo afeto, procure esse afeto em amigas mulheres, pois nosso instinto feminino e parecido... escute o menos pessoas que puder siga seu coraçao vc sabera melhor que ninguem por mais experiencia que tenha do que sua filhinha precisa.... força!!! um grande beijo, Cris e Dom...

    ResponderExcluir