terça-feira, 20 de outubro de 2009


Como você cresce! É engraçado como pessoas sempre que encontram uma criança (ou uma grávida) comentam o quanto elas cresceram. Como algo tão natural consegue ser tão supreendente! Quando era mais nova não entendia a graça de ficar fazendo comentários repetitivos como aquele...devo estar ficando "velha"!
Com a "velhice" adiquirida com a maternidade, eu desejo adquirir outra virtudes ainda não praticadas. Será que vou conseguir? Não tem graça nenhuma virar mãe e não aproveitar para evoluir como pessoa. Aliás, creio que um dos seus propósitos de vida é esse filha: fazer da sua mãe uma pessoa melhor.
PACIÊNCIA:
Já tive que esperar na vida. Meus pais fizeram questão de não satisfazer minhas vontades todas. Por mais que me dessem muita atenção, não fui mimada no sentido material. Na vida adulta, com dificuldades financeiras, profissionais, amorosas...a solução sempre foi agir. Agimos trabalhando, conversando, praticando humildade, compreensão, pensando em soluções, recebendo conselhos...
Agora estou sendo obrigada a ter outro tipo de paciência com essa espera incurável. Sei o que tenho que fazer (comer bem, dormir, me cuidar, me exercitar, tentar me manter psicologicamente sã), mas parece tão pouco! Me sinto pequena e incapaz diante das possibilidades do parto. Me enche de medo pensar que pode acontecer alguma coisa comigo que me incapacitará de cuidar de você. Ansiedade vira impaciência, que vira inqueitação, que vira medo, que vira neura, que vira impaciência para que chegue logo essa data.
Uma amiga mamãe disse que devo aproveitar essa fase antes do choro, da cólica, das fraldas, do vômito, do cocô, da amamentação, das noites mal-dormidas. Já não durmo à noite, minha vida está parada, não tenho trabalho, amigos por perto, atividade rigorosa...não vejo a hora de sentir os cheirinhos bons e ruins, ouvir seu choro, ver sua cara, trocar sua fralda e finalmente ter alguém para passar essas madrugadas comigo! O mundo super-glamoriza gravidez...não me sinto bonita, gostosa, especial, mimada, só sinto vontade de ter você comigo logo! A parte boa é sua vida com a minha... Dificuldades? Ixxx, difícil vai ser quando você crescer, começar a me questionar, dar opinião, tirar carteira, sair de casa, casar...Cuidar de neném é a parte gostosa!!!
PERDÃO:
Que virtude linda essa! Como é lindo recebermos uma ação ou uma palavra que magoa e conseguirmos verdadeiramente perdoar. Esse perdão é uma compreensão que se mistura com humildade para entendermos que nada no universo é unilateral. Temos uma mania narcisista de acharmos que todos devem agir, falar e pensar como nós ("Ah, se fosse eu nunca teria dito aquilo...e se dissesse com certeza pediria desculpas!"). Se simplesmente formos humildes de entender a individualidade no mundo, entendermos que fazer algo que achamos errado não torna uma pessoa "ruim", que pessoas "ruins" não existem, que mesmo com as piores intenções do mundo, nós não somos mais puros ou certos que ninguém, podemos viver plenamente. Falta de perdão é algo que corrói, que machuca mais a pessoa que nega o perdão do que quem ofendeu. Você é minha filha, perdoarei você por tudo e qualquer coisa que possa fazer pois tenho por você AMOR INCONDICIONAL. Quero ter amor incondicional por todas as pessoas que já me magoaram. Será possível? Vou tentar...
Tem outras virtudes que me faltam filha...você descobrirá todas muito antes de ler isso! Hoje já está tarde, você está mais tranquila, vou aproveitar pra dormir. Amanhã escrevo mais. (ah. vou incrementar fotinhas e coisas interessantes pra não ficar só no blá blá blá.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário