quarta-feira, 14 de outubro de 2009

haja coragem!

Ai filhinha! Cada semana parece que demora um ano pra passar!


Hoje fui fazer algo diferente, sair da rotina. Fui voluntariar num abrigo para famílias carentes. É um centro onde famílias ficam temporariamente e recebem necessidades básicas, são encaminhadas para agência de emprego, entram na fila para receber moradia permanente do governo, as crianças são levadas para escola, cuidadas em creches, tem onde brincar...e refeições são servidas. Passei o horário do almoço ajudando na cozinha, servindo almoço, limpando, etc.


Desde que engravidei, todo lugar por onde passo e encontro grávidas elas sempre estão acompanhadas, seja na Mãe Curitibana, no hospital aqui, no mercado, nas lojas, na rua, no shopping...e pra falar a verdade me deprime bastante. Sempre tem alguém, geralmente é o pai da criança, namorado, marido e poucas vezes mães e irmãs. Nunca consegui ninguém pra me acompanhar...sempre amigas oferecem mas não dá certo, mãe ou pai não podem...enfim...faço compra sozinha, vou ao médico sozinha, caminhada sozinha...tudo.


Hoje, além da sensação gostosa de fazer algo por alguém, foi bom ver outras mães completmente sozinhas, como eu. Claro que tenho uma família aqui nos EUA, eles gostam muito de mim, mas não me conhecem. Acho difícil acreditar que eu possa contar com algum deles para me ajudar a cuidar de você, até o seu avô tem a vida dele, o trabalho dele e não pode abrir mão do sono ou do trabalho dele para ficar me acompanhando, nem para me fazer companhia.


Claro que existe uma infinidade de mães solteiras por aí; mas pergunta quantas passaram pela GRAVIDEZ sozinhas! Por mais que relações não dêem certo, geralmente o cara fica por perto durante a gravidez, nem que seja por pressão dos outros (um pai militar ou uma mãe tradicional)! Até as próprias mães preferem ficar com o cara, mesmo que seja um chato, para pelo menos ter apoio durante os meses difíceis. Grávida é carente, precisa de abraço, carinho, cuidado, apoio, ajuda com coisinhas mínimas que parecem ser ridículas...mas fazê-las sozinha é MUITO DIFÍCIL! Sempre que fico desanimada, triste, com raiva, tento lembrar o quanto você vai ser especial e me alegrar.

A verdade filha, é que sua mãe viu que ia ser assim desde o começo. Me vi com a decisão de fazer isso completamente sozinha, ou de não fazer...e decidi que valia a pena te ter. Eu tenho muitos amigos no brasil, mas sempre estive distante da minha família em todos os sentidos. Agora tenho você, minha família toda. Sei que toda essa carência vai passar quando você chegar. Difícil está sendo aguentar essas últimas semanas. Essa luta toda com certeza me prepara para as dificuldades que enfrentarei como mãe. Isso que passo me deixa mais forte que a maioria das mães, pode crer que é prova de fogo filha! Não chego à conclusões profundas hoje...só desabafo mesmo.

Te amo muito...mesmo com essa dor que você me causa quando se alonga aí nesse espaçinho apertado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário